Barragem à Montante

Barragem à Montante

Você sabia que é proibido a construção de barragem pelo método de alteamento a montante? E que todas as existentes tem que ser descaracterizadas?

Após o acidente de Brumadinho (MG) a construção de barragens com o método a montante foi proibida. Mas o que seria método a montante? De acordo com a literatura é um método mais barato, metodologia construtiva de barragens onde “os maciços de alteamento, se apóiam sobre o próprio rejeito ou sedimento previamente lançado e depositado, estando também enquadrados nessa categoria os maciços formados obre rejeitos de reservatórios já implantados.”

Quantidade de Barragens no Brasil

De acordo com ANM no Brasil há cerva de 80 barragens do tipo a montante, onde 90% (ativas e inativas) apresentaram o projeto de descaracterização, portanto, deverá ser descomissionada até 2027.

Regulamentação de Barragem à Montante

Todo a regulamentação foi publicada na resolução ANM nº 13, de 8 de agosto de 2019, onde “estabelece medidas regulatórias objetivando assegurar a estabilidade de barragens de mineração, notadamente aquelas construídas ou alteadas pelo método denominado “a montante”.

Barragem “Órfão”

Mas existe um grande problema, algumas barragens são consideradas “órfãos”, onde as minas faliram ou foram abandonas pelo empreendimento. Isso está gerando grande problemas, pois não existe o responsável pela mesma. Quem é responsável pelo descomissionamento? Quem é responsável pelo monitoramento?

Questionamento – Barragem à Montante Órfão

Deixo esse questionamento, o que vocês acham? Agência Nacional será responsável? Ou os “donos” deveram ser acionados pelo poder público?

.

Referência: ANM – Noticias
Diário Oficial Normativa

Entre em Contato Conosco – Somos a solução para seu empreendimento.

.

Leave A Comment