Planejamento de Lavra

Planejamento de Lavra

O planejamento de lavra ou mina é uma junção de várias operações, subsequente à pesquisa mineral, com a finalidade de garantir o melhor aproveitamento dos recursos minerais, portanto, sendo seu princípio o aproveitamento da reserva mineral e a geração de um lucro máximo (Faria, 2016). 

A priori, a otimização de um aproveitamento de recurso e geração de lucros é obtida através da utilização de modelos matemáticos com auxílio de softwares, destinado para gerar padrões de extração ótima do material (Pies e Figueiredo, 2015).

Segundo Whittle (2006), o planejamento de mina apresenta uma correlação de passos, ou seja, sendo necessário seguir a sequência para um bom resultado. 

fluxo do planejamento de mina

Desta forma, a etapa de planejamento de lavra é dinâmica, deve ser realizada ao longo de toda vida útil da mina, baseando no conceito do melhor aproveitamento da jazida, sendo reajustada ao longe das operações, levando em consideração a situação econômica e tecnológica (Faria, 2016).

Campos (2017) diz que o planejamento de mina pode ser resumido em três etapas, sendo elas a determinação da cava ótima, o estabelecimento dos pushbacks, que seria a sequência de extração dos blocos de uma operação, e a programação de retirada desses blocos.

Com isso, ocorre a necessidade de um detalhamento, tradicionalmente o planejamento é dividido em três fases: longo, médio e curto prazo.Em suma, no longo prazo, existe um planejamento macro, baseando no princípio de planejamento de vários anos. Na etapa de médio prazo, se tem um planejamento em anos.

 Enfim, curto prazo, onde é realizado um planejamento diário, mensal e até trimestral das operações (Pinto e Dutra, 2008). 

planejamento de mina subterrânea

Modelagem e Sequenciamento de Lavra

Projeto Vermiculita - Planejamento de lavra de Longo Prazo

Primeiramente, foram realizadas a validação através de observação da base de dados e análises de parâmetros estatísticas com auxílio de histogramas e scatter plot. Após a validação, foram realizadas a regularização dos furos de sonda, gerando uma uniformidade nos volumes amostrais. Sendo que para determinação da melhor compositagem, utilizou histograma, análise estatística, e comparação de parâmetros definidos na literatura.

Sobretudo, com a geração do output dos arquivos de pontos, foi incrementado no módulo “CSMODEL”, juntamente com os parâmetros de número de pontos por bloco. Este módulo executado, gerou dois arquivos, sendo o primeiro o modelo de bloco com as simulações e os dados E-TYPE, que seria a média de todas os cenários gerados.

Desse modo, foi gerado um modelo de bloco estatístico, apresentando valores de mínimos, máximo e médio dos teores, além dos dados com informações de variância, desvio padrão, erro padrão, assimetria, curtose, coeficiente de variação e quartil 50.

Projeto Sequenciamento de Lavra - Calcário

O objetivo de qualquer operação de planejamento de mina é definir claramente uma sequência de eventos. O modelo econômico foi desenvolvido através de uma função benefício baseado nos dados fornecidos pela empresa.

A geração do sequenciamento de lavra foi gerado a partir de parâmetros determinado pela empresa, portanto, foi aplicado os parâmetros estabelecidos como produção anual (200.000 ton/ano) e teor de corte (PNLOI>60%). 

Posteriormente, após a determinação do sequenciamento, foi gerado os desenhos esquemáticos das cavas matemáticas, juntamente com um corte na secção Leste-Oeste.

A sequência de figuras ao lado representa a evolução da lavra do ano 1 e finalizando, no ano 19. Assim, obtido a cava final ótima em 19 anos.

Sequenciamento de Lavra Calcário ano final

Realizamos o planejamento do seu empreendimento

Entre contato conosco, será um prazer analisar seu projeto.

Referência: 

FARIA, L. R. D. E. Disposição de estéril em cava – um estudo de caso. Dissertação de Pós-Graduação – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto – MG, 2016.

PIES, F. M. K.; FIGUEIREDO, G. B. P. DE. Análise de software e algoritmos de planos. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

WHITTLE, D. et al. Whittle strategic mine planning. 2006.

 

 TCC: Engenheiro Amilton Brito – Acesso